CEO pedindo engajamento a funcionários

Vou descrever aqui uma situação no mínimo inusitada.

Trabalhei em uma empresa de 3 letrinhas, em que o CEO sente um forte impulso de lembrar a todos o quanto incrível ele é.

Em meus 15+ anos como programador, nunca observei tamanha carência de atenção, puro narcisismo.

Neste caso em específico, o CEO da empresa de tempos em tempos posta artigos de gestão/liderança em uma rede social e notifica que existe um novo post dele para uma pessoa do RH, que por sua vez pede em um grupo com todos os funcionários para comentarem, curtir e compartilhar.

A primeira vez em que percebi isso, ignorei a mensagem no grupo, pois tinha demandas da empresa para tratar.

Aproximadamente duas semanas depois, nova notificação da pessoa de RH no grupo: "Nosso CEO publicou mais um post!, peço que curtam e compartilhem!"

Desta vez com demandas mais sob controle, a curiosidade foi mais forte e cliquei no link para ler e talvez aprender algo sobre gestão e liderança.

Pode ser um hábito vindo de leituras técnicas, mas quando leio um parágrafo, se não me sinto confortável para prosseguir, volto e começo a reler o mesmo parágrafo, se continuo não entendendo, leio a partir do parágrafo anterior, etc.

Após ler o artigo sem distrações, e usando o mesmo estilo de leitura que faço quando leio conteúdos mais complexos, percebi que tinha jogado pelo menos 12 minutos da vida no lixo sem reembolso.

Para mim, nada daquele artigo fazia sentido de tão genérico que era, não consegui enxergar aplicabilidade em absolutamente nada, provavelmente o artigo me deixou mais burro, o texto foi produzido por algum gerador de lero lero misturado com IA de várias fontes diferentes, mas sempre com o tema de gestão e liderança.

Chamei um membro da equipe em uma call para ler o artigo juntos para saber se compartilhávamos da mesma conclusão, e confirmamos, o texto não fazia sentido.

Não sou tão criterioso para compartilhar conteúdos, mas este eu nunca compartilharia no meu perfil, pois não posso endossar coisas sem sentido, na minha cabeça, fazer as pessoas clicarem em gostei e compartilhar é algo que tem que ser conquistado pela qualidade e não "pedindo" a subordinados.

Também não preciso dizer que não curti e muito menos comentei, porém haviam muitos comentários de funcionários e uns outros comentários de supostamente líderes e gestores de outras empresas curtindo e agradecendo o CEO pelos insights e pela sua valorosa contribuição.

Quando deixei de curtir uns 4 novos artigos mencionados neste grupo de funcionários, recebi uma DM de uma mulher da mesma empresa me questionando o porquê de não ter curtido e comentados nos posts.

Na ocasião respondi que não havia lido nenhum pois tinha muitas tasks urgentes a tratar.

Bom é isso por agora.

Lembrem-se de dar atenção a seu pet, T+.