Vocês frequentariam as praias da Zona Norte?
Alguns disclaimers:
- Primeiramente, essa pergunta é direcionada mais especificamente pra quem não é da zona norte, mas todo mundo é bem vindo a participar
- Segundamente, o texto abaixo é uma perspectiva pessoal de um morador de um bairro praiano da zona norte.
Eu moro na Ilha do Governador, bem perto da Praia da Bica no Jardim Guanabara, uma das mais movimentadas do bairro. Pra aproveitar o calorão que fez hoje, eu decidi sair pra passar um tempinho na praia. Fiz uma caminhada rápida pelo calçadão e parei pra comer em um dos quiosques que estavam abertos. De lá de dentro deu pra ver bastante gente curtindo a praia. Desde famílias fazendo piqueniques e churrascos na faixa de areia até praticantes de kitesurf e pilotos de jetski que são como as motos, além das várias escolinhas de vôlei, futevôlei, beach tennis e ginástica aeróbica e até gente se aventurando nas águas da praia (que tecnicamente estão próprias pra banho em alguns trechos). Em geral, a praia estava sendo bem utilizada por quem tava lá. E eu sei que esse é um cenário comum a quase todas as praias daqui. Na Freguesia, na Ribeira e no Moneró o uso da orla é bem típico pelos meus conterrâneos.
Meu ponto é: quem pensa em praia no RJ logo pensa naquelas do Leme ao Recreio, e talveeez as praias da Glória, Flamengo e Botafogo. Obviamente essas praias têm os seus atrativos à parte e longe de mim criticar. O caso é que, pra muita gente (eu incluso), existem alternativas às mais badaladas não tão longe ou caras assim. E daí a minha dúvida: quem estaria disposto a conhecer e frequentar mais outras praias da cidade indo no sentido oposto de quem mira nas praias mais famosas de primeira?
Me peguei pensando nisso hoje porque eu mesmo como Insulano me vejo pensando só no eixo famoso/turístico das praias da cidade quando penso em ir em uma, mesmo morando a 10 minutos de uma que, em questão de convivência, não perde em quase nada pras da Zona Sul-Recreio.
Enfim... qual a opinião de vocês sobre?
Foto tirada por mim hoje (18/01/25) na Praia da Bica, de dentro do quiosque Sax